Publicado em Deixe um comentário

Coloração Natural: O que é, vantagens e como aplicar?

Para mim mudar de cor de cabelo foi durante muitos anos uma forma de expressão. Nos últimos anos optei por usar tons mais próximos da minha cor natural e arriscar mais nos cortes.

Com a gravidez, tomei a decisão de abandonar por completo a coloração química, pelo que decidi finalmente procurar soluções mais naturais e foi assim que descobri as colorações naturais como a henna.

O que é uma coloração natural?

  • Uma coloração é considerada natural quando é 100% composta por pigmentos vegetais.
  • Para quem não conhece, a henna é um corante de origem vegetal, obtido a partir das folhas secas de uma planta aromática, colhidas manualmente e naturalmente secas ao sol. Este pigmento é utilizado há milénios na coloração de tecidos, cabelos e pinturas corporais. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

É também um maravilhoso cuidado natural que dá volume, vigor e brilho a todos os tipos de cabelo. E foi por ter sentido isso mesmo no meu próprio cabelo, que decidi trazer para a loja!⠀⠀⠀⠀⠀

Quais as vantagens?

1. Método mais suave para o cabelo

A coloração vegetal é um verdadeiro cuidado natural. No sentido em que reveste o cabelo e forma uma “película” ao redor da cutícula, adiciona assim mais uma camada protetora. Enquanto que a coloração química modifica a estrutura do cabelo e seu equilíbrio porque penetra a cutícula e entra no córtex.

Fonte: Website  Ana tomia Papel e Caneta

2.Coloração que desaparece gradualmente

Como os pigmentos da planta se ligam apenas às camadas externas da fibra capilar, permite que a coloração desapareça gradualmente sem demarcação das raízes.

Finalmente, a coloração vegetal é um realçador de cor real para pessoas que têm o cabelo opaco por coloração química ou pelo sol.

3.Cabelos com aspeto mais saudável

Cuidado natural que dá volume, vigor e brilho a todos os tipos de cabelo

Como aplicar?

  • Preparação:
      • Numa tigela de vidro adicionar progressivamente água tépida ao Henna em pó, até obtenção de uma pasta relativamente espessa (consultar tabela abaixo, se o cabelo for fino reduzir quantidade)
      • Ter o cuidado de não utilizar utensílios de metal.
      • Antes da aplicação no cabelo, deixe a mistura descansar, coberta com uma película/ tampa, entre 1h a 2h para que a cor se desenvolva.
  Pó Henna Água
Cabelos Curtos 50 a 100g 100 a 200ml
Cabelos semi-longos 150 a 200g 300 a 400ml
Cabelos longos 200 a 250g 400 a 500ml
Cabelos muito longos 300 a 500g 600 a 1000ml
  •  Após a preparação da pasta:
      • Proteger as zonas da pele que possam ser tingidas, aplicando um creme hidratante ou óleo vegetal (contorno das orelhas, testa, pescoço).
      • Utilizar luvas para preparação e aplicação da Henna.
      • Não utilizar utensílios de metal na preparação da mistura Henna.
      • Antes de aplicar no cabelo, testar numa madeixa não visível, aguardar 24h pelo resultado definitivo.
      • Aplicar madeixa por madeixa até cobrir todos os fios de cabelo. É aconselhável aplicar no cabelo sem lavar.
      • Uma vez com os cabelos bem impregnados da mistura: enrolar um filme ou toupa na cabeça. Mantenha a cabeça quente usando uma toalha. Deixar em repouso. O tempo de actuação (~1h a 2h) varia dependendo da porosidade da fibra capilar, da cor natural dos cabelos e da a intensidade de cor pretendida.
  • Após período de repouso: 
      •  Lavar abundantemente com água, para retirar todos os resíduos. O resultado definitivo da cor, pode demorar até 2 a 3 dias após a aplicação, tempo necessário para a oxidação da

Podem encontrar todas as Hennas disponíveis na nossa loja aqui. Se pretenderem apenas hidratar, trazer volume e brilho ao cabelo sem cor também existe uma opção, podem ver aqui.

Por aqui eu uso o castanho claro e adoro sobretudo pela hidratação e brilho com que fica o cabelo.⠀⠀
Vocês já experimentaram? Que maiores diferenças notaram no vosso cabelo?

 

Foto de Capa por Xan Griffin disponível em Unsplash
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *