
EE é a relação entre o gasto energético de determinado equipamento e o seu desempenho. Pode-se avaliá-la pela sua classe.
Utilizar métodos de confeção ou equipamentos de cozinha com maior eficiência energética (EE) pode reduzir o custo energético e monetário.
EE é a relação entre o gasto energético de determinado equipamento e o seu desempenho. Pode-se avaliá-la pela sua classe. As classes são indicadas por um código de cores e letras que, dependendo do produto, varia entre A e o D ou G. Em 2021 surgiu uma atualização da etiqueta que veio substituir as antigas etiquetas com os “A+”, “A++” e “A+++”. Em qualquer um dos casos, as classes a verde, normalmente, são as mais eficientes.
Para confecionar os alimentos de forma mais ecológica deves ter em atenção que o micro-ondas é o equipamento mais eficiente em termos energéticos, seguindo-se o fogão de indução, o fogão tradicional e, por fim o forno.
Recomendamos que aí em casa adotem estes pequenos hábitos para uma confeção mais ecológica:
- Ferve a água num jarro elétrico em vez de usar o fogão. O tempo e a energia necessária para aquecer a água vão ser muito menores.
- Utiliza panelas de pressão. Permitem cozinhar mais rapidamente e poupar energia.
- Mantém a panela tapada enquanto cozinha e desliga o fogão pouco tempo antes do final da cozedura. O calor da panela vai permitir manter a comida a cozinhar, sobretudo se utilizares panelas de ferro fundido já que esta mantém o calor durante mais tempo.
- Utiliza uma panela do tamanho adequado à quantidade de alimentos a cozinhar e coloca-a numa boca/chapa mais apropriada ao seu tamanho. Vamos reduzir ao máximo a dissipação de energia!
- Evita o uso de forno. Quando o utilizares, pré aquece-o apenas o tempo necessário e evita abrir enquanto está a cozinhar. Podes ainda aproveitar para fazer várias receitas ao mesmo tempo.
- Utiliza o micro-ondas sempre que possível.
Apesar de haver alguns mitos e medos associados ao uso de micro-ondas, este é um equipamento seguro. De qualquer das formas, devemos ter alguns cuidados na sua utilização:
- Estes eletrodomésticos podem não cozinhar os alimentos de forma uniforme, levando a que algumas zonas mais interiores dos alimentos permaneçam encruadas. Procura colocar o alimento não centrado no prato e assegura-te que este foi totalmente cozinhado!
- Outra preocupação na utilização deste equipamento prende-se com os recipientes a utilizar. As embalagens de plástico podem libertar químicos tóxicos durante o aquecimento. Observa-se os símbolos que estão gravadas nas embalagens. Qualquer recipiente que contenha um dos seguintes símbolos apresentados na figura abaixo pode ser utilizado no micro-ondas.

Se tens curiosidade em perceber melhor o funcionamento do micro-ondas, visualiza este vídeo.
E tu, que hábitos de poupança de energia tens em casa?
Margarida Taipa – nutricionista (C.P. 4841N)